top of page

O que é Ginecologia?

Você sabia que cerca de 20% das mulheres brasileiras não vão ao ginecologista com frequência? Nesse percentual estão incluídas as mulheres acima de 16 anos que nunca frequentaram ou que vão de vez em quando. Porém, a saúde ginecológica é um aspecto fundamental da saúde da mulher. Conhecer melhor a ginecologia é um ótimo ponto de partida para a sua conscientização da importância da assiduidade nas visitas a esse especialista.


O que é a ginecologia?


A ginecologia é uma especialidade da medicina dedicada a estudar e cuidar da saúde do aparelho reprodutor feminino, fazendo prevenção e tratamento de doenças. Além disso, ela cuida também da saúde das mamas, especialmente na esfera preventiva e no rastreamento.


O ginecologista acompanha as diferentes fases da vida da mulher (adolescência, menacme e a menopausa), cada uma com a sua particularidade, propondo ações preventivas e tratando as eventuais condições típicas de cada faixa etária. É também um especialista competente no planejamento de ações contraceptivas, como o DIU de cobre, DIU de prata, DIU hormonal, pílulas anticoncepcionais, injeções e implantes.


O trabalho do ginecologista é de sobrelevada importância na prevenção dos dois tipos de câncer mais comuns no sexo feminino, o de mama e o de colo uterino. O exame médico periódico, a coleta de exame preventivo, captura híbrida para o HPV e a realização de mamografia são estratégias com significativo impacto na redução da ocorrência do câncer de colo e no diagnóstico precoce do câncer de mama.


Principais doenças:


Quais são as doenças mais comuns tratadas pelo ginecologista?


NIC 1, NIC 2 e NIC 3 (displasias do colo uterino);

Cistos de ovário;

Teratoma;

Endometriose;

Adenomiose;

Sangramento uterino anormal;

Síndrome Pré-Menstrual

Mioma uterino;

Doença inflamatória pélvica;

Candidíase;

Vaginose;

ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis);

Câncer ginecológico


A frequência sugerida de visitas ao ginecologista é, em princípio, anual. Podendo ser espaçada depois, de acordo com cada caso.


Razões para ir ao ginecologista mesmo sem ter nada de errado:


Confira, então, 4 razões para você se consultar com um ginecologista, ainda que não tenha nada de errado ou nenhum sintoma:


Tirar dúvidas sobre contracepção (métodos anticoncepcionais), sexualidade, conhecimento da anatomia e funcionamento do seu corpo.

Pedir orientações sobre higiene ginecológica, estilo de vida e hábitos que podem melhorar a sua saúde.

Fazer exames e saber se está tudo certo mesmo.

Prevenir e/ou tratar o que for preciso!





Comments


Telefone/Whatsapp:

(48) 4009-2728 (Clínica Viva)

Mande um e-mail:

Meus canais:

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
Link para whatsapp
Link para Google Meu Negócio
Link para doctoralia

Criado por Valente Comunicação & Design

bottom of page