Prevenir o câncer de mama significa tomar medidas que contribuam para reduzir o risco de que a doença venha a acontecer.

Nossos genes, nosso estilo de vida, o ambiente ao nosso redor se interagem fazendo com que o nosso risco aumente ou diminua. O risco de cada pessoa, individualmente, depende da combinação desses fatores.
Alguns fatores de risco podem ser evitados, outros não. Por exemplo, tanto o fumo (tabagismo) quanto as mutações gênicas são fatores de risco para o desenvolvimento de vários tipos de câncer, todavia, somente o fumo pode ser evitado. Uma rotina de exercícios físicos e uma dieta saudável são importantes fatores de proteção contra o câncer. Evitando os fatores de risco e praticando os fatores de proteção é uma boa maneira de nós reduzirmos a probabilidade da ocorrência de um câncer, mas isso não significa uma garantia de que nunca teremos câncer.
Fatores de Risco para o Câncer de Mama:
- Aumento da idade
- História prévia de um câncer de mama, ou de uma lesão precursora de câncer de mama (carcinoma "in situ", hiperplasia atípica).
- Hereditariedade (história familiar, herança de um gene mutante de alto risco).
- Tecido mamário denso, mesmo após a menopausa.
- Primeira menstruação em idade precoce e menopausa tardia.
- Nuliparidade, ou baixa paridade.
- Terapia de reposição hormonal da menopausa por período maior que 5 anos.
- Radioterapia da mama ou do tórax.
- Obesidade.
- Bebida alcoólica.
- Tabagismo (fumo).
Fatores de Proteção Contra o Câncer de Mama:
- Gravidez e parto, sobretudo quanto mais jovem.
- Amamentação
- Exercícios físicos rotineiros, de intensidade moderada / alta.
- Cirurgias redutoras de risco (mastectomia profilática, ooforectomia profilática).
- Terapia de reposição hormonal da menopausa com estrogênio isolado (pacientes histerectomizadas).
- Uso de moduladores seletivos dos receptores de estrogênio (SERMs), ou inibidores de aromatase (indicados para populações específicas).
Muitos estudos (clinical trials) são conduzidos atualmente na tentativa de esclarecer sobre outros fatores de risco e de proteção contra o câncer de mama. No futuro, teremos novas informações.
No momento, o que podemos fazer é cuidar do peso (mantenha-se magra), praticar atividade física assiduamente, não fumar e não beber, ou beber muito pouca bebida alcoólica, fazer uso racional da terapia de reposição hormonal e amamentar.
A realização de exames de imagem como mamografia e ultrassonografia não constitui necessariamente uma estratégia de prevenção, pois não reduz o risco de que alguém venha a ter o câncer de mama. Esses exames podem contribuir para o diagnóstico precoce e tratamentos com maiores chances de cura.
Se você ainda tem alguma dúvida e gostaria de saber mais, agende sua consulta!
Bibliografia:
1) https://www.cancer.gov/types/breast/patient/breast-prevention-pdq, acesso em 22/02/2022, 12 h.
コメント